sábado, 6 de setembro de 2025

OS HORMÔNOS DO PRAZER DO BEM ESTAR

OS HORMÔNOS DO PRAZER DO BEM ESTAR

Os hormônios do prazer e bem-estar mais conhecidos são a endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina, que atuam como neurotransmissores no cérebro para regular emoções e sensações, promovendo calma, motivação, alegria e vínculos sociais. Você pode estimular a produção dessas substâncias naturalmente através de exercícios físicos, boa alimentação, contato social, exposição solar, riso, meditação e sono adequado.

ENDORFINAS

As endorfinas são neuro-hormônios produzidos naturalmente pelo corpo humano que atuam como analgésicos e promovem a sensação de bem-estar, prazer e euforia, sendo por vezes chamadas de "hormônio do prazer" ou "morfina do corpo". Elas são liberadas em resposta a estímulos como a atividade física, alimentos picantes ou momentos de satisfação, aliviando o estresse e a ansiedade e melhorando o humor.

Funções das Endorfinas:

Alívio da dor:

As endorfinas funcionam como um analgésico natural, combatendo dores musculares e outras tensões no organismo.

Bem estar e felicidade

Contribuem para a sensação de satisfação, prazer e euforia, melhorando o humor.

Redução do estresse e ansiedade:

Inibem o estresse, a irritação e a ansiedade, proporcionando um estado de maior tranquilidade.

Sensação de recompensa

Ajudam a criar uma sensação de recompensa e satisfação associada a experiências positivas, como a atividade física.

Como estimular a produção de endorfinas

Exercício Físico

Atividades como corrida, natação, dança e musculação estimulam a liberação de endorfinas, criando a sensação de bem-estar pós-treino.

Alimentação

Certos alimentos, como chocolate amargo (cacau), podem estimular a liberação de endorfinas, além de alimentos picantes, que induzem uma sensação de felicidade.

Outras formas

Práticas como a acupuntura também podem estimular a produção de endorfinas, aliviando a dor e o estresse.

O que são e onde são produzidas

  • As endorfinas são neuro-hormônios produzidos pela glândula hipófise, localizada no cérebro.
  • Atuam como mensageiros químicos, transmitindo sinais entre os neurônios e outras células do corpo, influenciando diversas funções físicas e o estado de humor.

SEROTONINA

A serotonina é um neurotransmissor e hormônio que regula o humor, o sono, o apetite e a temperatura corporal, sendo conhecida como a "molécula da felicidade" por influenciar sentimentos de bem-estar. Embora seja amplamente associada ao cérebro, cerca de 90% da serotonina é produzida no intestino, onde regula processos digestivos e o fluxo sanguíneo. Seus níveis adequados são importantes para o equilíbrio emocional e cognitivo, e podem ser aumentados com uma alimentação rica em triptofano (como ovos, nozes e chocolate amargo), exercícios físicos, e tempo ao ar livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário